sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Silêncio das Abelhas Devia Ser Ensurdecedor!

Já que estamos em maré de abelhas e a tentar fazer despertar no leitor a vontade de vir fazer o curso de apicultura connosco, aqui fica o documentário "O Silêncio das Abelhas", legendado em português.
Este filme, editado pela PBS em 2007, foi produzido e realizado por Doug Shultz, e teve por produtora-associada uma grande amiga minha, de há mais de uma década, Irene Tejaratchi.

No inverno de 2006, um estranho fenômeno desabou sobre colméias de abelhas em todos os Estados Unidos da América. Sem deixar rasto, milhões de abelhas desapareceram das colmeias. Polinizadores valiosos de frutas e vegetais, o desaparecimento das abelhas coloca em risco a nossa capacidade de nos alimentarmos. Esta epidemia provocou uma corrida nos investigadores para descobrir a razão pela qual as abelhas estavam a morrer em números recordes - e para parar esta epidemia antes que ela se espalhasse ainda mais...
Disse o realizador: "É de salientar que o susto que o CCD causou trouxe alguma atenção para a importância das abelhas, mas as abelhas e outros animais polinizadores têm vindo a desaparecer há, pelo menos, 20 ou 30 anos. Este é apenas o exemplo mais recente de uma crise mundial que até agora não recebeu o tipo de atenção que o aquecimento global recebe, mas o declínio dos polinizadores é igualmente importante - e igualmente preocupante".

Aqui fica o filme:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário